Com o ano chegando ao fim, é hora das empresas fazerem cálculos e traçarem novos planos e objetivos, organizando seu negócio e planejando bem o seu próximo ano. É para isso que utiliza-se o planejamento anual do orçamento.

Para as empresas que pensam a curto e longo prazo, o planejamento anual do orçamento é uma ferramenta de extrema importância estratégica, pois com ele é possível determinar metas, planos e ações que ajudam nas tomadas de decisão referentes ao negócio.

Com o planejamento orçamentário anual também é possível averiguar a real situação financeira do seu negócio, verificando possibilidades que podem fazer com que as metas e objetivos sejam alcançados de forma mais adequada. Independente de qual seja seu ramo de atividade, o planejamento do orçamento faz com que a empresa possa ver de maneira mais concreta como seus negócios podem se comportar no próximo ano, podendo até ter uma ideia de onde a empresa pode chegar.

Em resumo, o orçamento consiste em um grupo complexo de previsões. Estas previsões podem ser feitas com base no histórico recente ou em informações do que se espera que ocorra em cada setor e também no mercado, de forma geral.

O planejamento do orçamento é de extrema importância para qualquer tipo de organização que deseja manter sua saúde financeira em dia. Engana-se quem pensa que só as empresas de grande porte, que costumam planejar o próximo exercício no último trimestre de cada ano,  precisam de orçamentos bem definidos. Empresas de médio e pequeno porte e até microempresas precisam planejar sua estrutura orçamentária com receitas e despesas distribuídas em rubricas. A seguir destacamos 4 das principais vantagens ao se adotar o planejamento do orçamento:

– Possibilidade de sistematizar os processos de planejamento e controle, podendo-se criar uma rotina de análise de indicadores que podem interferir e colaborar nas tomadas de decisões;

– Melhora na mensuração de resultados e dos esforços da organização;

– Colabora para que os objetivos do negócio sejam atingidos, permitindo que a administração da empresa seja mais organizada e transparente, visto que, com a elaboração do orçamento todos conhecem mais claramente as metas e objetivos da organização para o próximo período;

– Abre caminho para um acompanhamento mais otimizado do negócio, pois com o orçamento será possível comparar o que foi previsto e o que realmente foi realizado, trazendo mais dados e informações para rever ou manter ações e decisões que podem proporcionar melhores resultados para a organização.

É importante lembrar que a realização do orçamento não pode limitar o crescimento da empresa e deve ser flexível, sempre sendo adaptado, em caso de necessidade. Uma das principais características de planejar o orçamento é a possibilidade de revisão. O orçamento é uma ferramenta viva, que abre a oportunidade da gestão acompanhar melhor o que acontece na empresa, podendo também ser divulgado e acompanhado pelos setores que tiverem interesse e que são afetados por ele.

Na sua empresa, como é feito o planejamento orçamentário? Quais equipes estão envolvidas no processo? Como ocorre a sua revisão? Conte um pouco da sua experiência pra gente. Qualquer dúvida, deixe seu comentário logo abaixo.

Compartilhe esta notícia