Você sabe a diferença?

Pois é, eles não são a mesma coisa. RH e DP são setores beeem diferentes sim. Entretanto, é muito comum a confusão entre as duas áreas, até mesmo dentro das empresas. Apesar de existir uma ligação entre os dois, eles possuem funções distintas.

Aqui, nós vamos mostrar para você as diferenças entre Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Recursos Humanos

Mais conhecida por RH, o setor de Recursos Humanos tem como funções administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Mas, de que forma? Executando o recrutamento e a seleção de funcionários, realizando a avaliação de desempenho, o treinamento e o desenvolvimento de pessoal, entre outras funções, com o objetivo de alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

Departamento Pessoal

O DP, também conhecido como Gestão de Pessoas, é um setor da empresa que se encarrega de tarefas e atividades bem variadas, como contratação de pessoal, pagamento de salários, transporte, férias, licença médica, 13º Salário, organização dos horários de trabalho e Rescisão Contratual dos funcionários.

O tamanho da empresa e a função dos setores

Em empresas de pequeno porte, é mais comum não existir um Departamento Pessoal. Essas atividades são normalmente supridas pelo contador ou por empresas contratadas para essa função, como a Methodus. Confira aqui como contratar o nosso serviço de Departamento de Pessoal.

Já em empresas de médio e grande porte, esses setores são bem diferenciados, ganhando maior destaque na organização.

Compartilhe esta notícia