A redução de custos sempre é lembrada pelas empresas em tempos de crise, porém, para que uma organização obtenha um desenvolvimento sustentável, é preciso que a redução de custos seja constante e alinhada à política estratégica da empresa.

Como a economia do Brasil ainda não voltou ao seu patamar positivo, nada mais adequado de que também falarmos em revisão de investimentos, correto? Você já fez essa análise na sua empresa? Como está sua gestão financeira? Sabemos que grande parte das empresas não têm essa visão, então hoje queremos conversar sobre gestão financeira e dar dicas de como reduzir custos para adequar suas finanças à atual realidade da economia.

A importância do diagnóstico financeiro

Antes de qualquer ação, é aconselhável fazer um diagnóstico financeiro da empresa. Faça a identificação das despesas, verificando quais são fixas e quais são variáveis, assim será possível fazer um planejamento mais realista e conforme as reais condições financeiras da mesma.

Para que você tenha as informações exatas sobre seus custos, junte suas equipes e, em conjunto, façam relatórios sobre cada setor. Os gestores de cada área podem colaborar fazendo uma análise sobre quais custos de seus setores podem ser flexibilizados naquele momento.

Como todas as informações em mãos, seu diagnóstico financeiro estará pronto e você terá uma visão mais sistêmica sobre as finanças da sua empresa e poderá tomar melhores decisões segundo as necessidades de operação do seu negócio.

Foco na redução de custos

Além da crise econômica, o fato de uma empresa estar em apuros financeiro é um claro sinal de que algo está em descompasso. O mais óbvio e comum é que, provavelmente, seus gastos e investimentos estejam maior que seu faturamento. Com o diagnóstico citado anteriormente você saberá identificar em quais setores isso está acontecendo, cortando os desnecessários, planejando melhor e fazendo uma gestão financeira mais eficiente.

Uma dica valiosa é verificar atentamente os gastos considerados menores, pois nas contas finais, estes têm fator decisivo. As contas de luz, telefone, internet e gastos com impressões desnecessárias são alguns exemplos que podem ser vistos e, quando possível, reduzidos. A soma do que é economizado nesses itens pode ser realocada em setores que mais necessitam, fazendo com que a empresa otimize os seus resultados.

Analise seus recursos humanos

Os recursos humanos são responsáveis por parte importante dos custos dentro de uma organização. Antes de demitir, juntamente com seu departamento de RH, faça uma análise sobre seu pessoal e verifique a política de rendimento e de resultados de suas equipes. Faça ajustes para que os departamentos alcancem melhores índices de sucesso, o que trará melhores resultados para todos. É importante lembrar que demissões também geram custos à organização.

Gestão financeira não tem receita

O segredo de gestão financeira qualificada é reduzir despesas que não sejam tão necessárias e criar novas oportunidades que possam trazer mais receita. Uma boa gestão vai muito além das dicas dadas aqui, mas com estas você já conseguirá notar uma diferença significativa na redução de custos da sua empresa.

Nosso texto ajudou você a pensar melhor a sua gestão financeira? Você teria outras dicas para compartilhar conosco? Deixe-as nos comentários.

Compartilhe esta notícia

Prezados Clientes

Procurando sempre melhorar e agilizar nosso atendimento, a partir de 1º de julho, a Methodus Assessoria centralizará todos os atendimentos pelo número de WhatsApp (51) 99288-2803. Após sua saudação serão oferecidas as seguintes opções de atendimento:
1 = CONTÁBIL
2 = PESSOAL
3 = FISCAL
4 = JURÍDICO
5 = FINANCEIRO
6 = LEGAL
7 = GERÊNCIA

Digite o número do setor desejado, você receberá um número de "protocolo de atendimento" e será direcionado automaticamente para o/a responsável. Após finalizar seu atendimento digite "#sair". A Methodus Assessoria agradece se puder deixar sua avaliação, ela é muito importante para nós.