Depois de diversos adiamentos e muita polêmica, novas regras para o sistema de registro eletrônico de ponto entraram em vigor no dia 2 de abril

A maioria das empresas que se utilizam do controle eletrônico de ponto deverá investir na substituição dos equipamentos anteriores, que permitiam acesso e alteração dos dados de registro, por outro tipo de equipamento inviolável, em que é impresso um comprovante em papel que fica em poder do trabalhador.  

 A justificativa do Ministério do Trabalho para adoção de tal medida é que o novo sistema deverá coibir fraudes na marcação das horas trabalhadas.

 Conforme já divulgado pelo Sinaenco em comunicado anterior, é importante ressaltar que a legislação brasileira determina que toda empresa com mais de dez empregados adote uma das três modalidades de ponto: manual (escrito), mecânico (cartão) ou eletrônico.

 Assim, nenhuma empresa está obrigada a adotar o ponto eletrônico.

 No entanto, os empregadores que optarem por registrar a jornada de seus empregados de forma eletrônica deverão seguir integralmente as regras estabelecidas na Portaria nº 1.510, de 21 de Agosto de 2009, que criou o Sistema do Registro Eletrônico do Ponto – SREP.

 As empresas poderão, também, adotar sistemas alternativos de controle eletrônico da jornada, desde que autorizados por Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho.

Fonte: SINAENCO

Compartilhe esta notícia

Prezados Clientes

Procurando sempre melhorar e agilizar nosso atendimento, a partir de 1º de julho, a Methodus Assessoria centralizará todos os atendimentos pelo número de WhatsApp (51) 99288-2803. Após sua saudação serão oferecidas as seguintes opções de atendimento:
1 = CONTÁBIL
2 = PESSOAL
3 = FISCAL
4 = JURÍDICO
5 = FINANCEIRO
6 = LEGAL
7 = GERÊNCIA

Digite o número do setor desejado, você receberá um número de "protocolo de atendimento" e será direcionado automaticamente para o/a responsável. Após finalizar seu atendimento digite "#sair". A Methodus Assessoria agradece se puder deixar sua avaliação, ela é muito importante para nós.